Vírus da gripe bovina detectado pela primeira vez no Brasil – Catraca Livre

Até então, o vírus da influenza D que infecta os bovinos só haviam sido detectado América do Norte, Europa e Ásia. Mas, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Feevale (RS) acaba de divulgar a presença em animais do Brasil.

As amostras do estudo ” Cattle influenza D virus in Brazil is divergent from established lineages” foram coletados em bois do Rio Grande do Sul. Os pesquisadores não descartam que o vírus possa estar já presente em todo país.

Crédito: Istock/kamisokaAinda não se sabe todos os riscos que da influenza D nos bovinos

Nem sempre o vírus gera sintomas. Mas, há casos em que pode causar doenças e prejudicar a saúde do animal, impactando na produção pecuária, já que a concentração dos rebanhos facilita a disseminação do vírus. Ainda não há vacina para a influenza D e não se sabe todos os riscos que gera nos bovinos.

A influenza A e B são as que atingem os seres humanos, enquanto que a C e D, descobertos mais recentemente, se desenvolvendo entre animais.

Mesmo não sendo comum, entre humanos (criadores de bovinos) também já foram detectados sinais de influenza D, todos com sinais clínicos brandos.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Latest News
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.

error: O conteúdo está protegido!!