Pelo menos 19 crianças e duas professoras morreram depois que um garoto de 18 anos entrou armado e começou a atirar em uma escola na cidade de Uvalde, no Estado americano do Texas, na terça-feira (24/5).
Ele foi identificado como Salvador Ramos, cidadão americano e residente na pequena cidade de 15 mil habitantes localizada a cerca de 135 quilômetros de San Antonio.
O governador do Texas, Greg Abbot, disse que Ramos estudou em uma instituição próxima e aparentemente morreu após troca de tiros com a polícia na escola primária Robb Elementary School. Segundo a agência de notícias Associated Press, um agente da US Border Patrol (agência responsável pela patrulha das fronteiras) que estava próximo à escola correu para dentro dela quando o tiroteio começou e alvejou o atirador, matando-o. Pelo menos dois agentes ficaram feridos na troca de tiros e estão no hospital, em condição estável.
Abbot também afirmou, na manhã desta quarta-feira, que o atirador fez três postagens no Facebook antes do ataque: primeiro, dizendo que estava planejando atirar na sua avó; depois, que ele fez isso; e em seguida, que ele iria atacar uma escola primária, apenas 15 minutos antes de efetivar o ataque.
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, publicou uma nota afirmando que estas mensagens na verdade foram privadas, e não uma publicação.
“As mensagens que o gov. Abbott descreveu eram mensagens de texto trocadas entre duas pessoas, descobertas depois que esta terrível tragédia ocorreu”, escreveu a companhia, acrescentando estar “cooperando de perto” com as investigações.
As vítimas eram alunos do 2º, 3º ou 4º ano com idades entre sete e 10 anos. As professoras Eva Mireles e Irma Garcia também morreram durante o ataque. A escola tem cerca de 500 alunos e 90% deles são de origem latino-americana, segundo o jornal americano The New York Times. Segundo o diário, 87% dos alunos são de famílias desfavorecidas.
O motivo do crime ainda não está claro, mas, segundo a polícia, tudo parece indicar que Ramos agiu sozinho. O jovem estava dirigindo uma caminhonete que caiu em uma vala a poucos metros da Robb Elementary School, onde ele entrou e começou a atirar.
A polícia viu como o jovem, vestindo um colete à prova de balas, saiu do veículo acidentado carregando um rifle que usou para abrir fogo no local, disse à CNN o sargento Erick Estrada, do Departamento de Segurança Pública do Texas.
Os policiais dizem que Ramos estava armado com um revólver, um rifle semiautomático AR-15 e carregadores de alta capacidade.
Inicialmente, a polícia havia divulgado a informação de que o jovem foi “detido”, mas mais tarde informou que ele havia morrido durante confronto com policiais.
“O agressor está morto e não estamos procurando ativamente outro indivíduo ou outro suspeito neste caso”, disse o chefe de polícia local, Pete Arredondo, em entrevista a jornalistas.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!