Os casos de varíola do macaco acenderam um novo alerta para as questões de saúde globais. Com esse alerta, uma dúvida também se tornou comum: quem tem marca de vacina no braço já está protegido contra a doença? Entenda melhor o assunto e descubra quem já possui proteção contra a varíola do macaco.
Veja também: Horário do jantar pode aumentar as chances de AVC fatal
Alguém já está protegido contra a varíola do macaco?
Na verdade, ainda não se sabe se as pessoas que já receberam a imunização contra a varíola estão imunizadas contra essa nova variante do macaco. No entanto, a Organização Mundial da Saúde acredita que o atual surto pode sim ser controlado por meio de vacinação, inclusive das vacinas mais recentes.
Por outro lado, a autoridade acredita que não exista risco potencial do vírus se espalhar pelo resto do mundo fora da África de modo massivo. Isso porque boa higiene e proteção no ato sexual tendem a ser suficientes para controlar a propagação da varíola do macaco.
Órgãos de saúde do mundo inteiro já se preparam para possíveis casos em seus países. No Reino Unido, a observação se faz para o uso adequado e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas a vacina também é recomendada aos profissionais que tiverem contato com pessoas infectadas.
Como saber se já estou imunizado?
A famosa marquinha da vacina que estampa o braço da maior parte dos brasileiros é relacionada ao imunizante BCG. Ele é capaz de imunizar a pessoa contra tuberculose, por exemplo. Uma marca parecida aparece no braço de quem tomou a vacina contra a varíola.
Contudo, não dá para saber se a marca que está em seu braço é respectiva à BCG ou a vacina contra varíola. O que dá para afirmar é que pessoas nascidas depois de 1971 não estão imunizadas contra varíola do macaco. Isso porque a campanha de vacinação com esse fármaco no Brasil terminou depois desse período.