Em uma “live” para jornalistas convidados, ontem, a direção da Kantar Media divulgou pela primeira vez o ranking dos serviços de streaming e vídeo mais vistos do país.
A medição se refere ao primeiro trimestre de 2022. Não foi revelado o tempo gasto pelos consumidores e nem os conteúdos mais vistos dentro de cada serviço.
Sobre o “ibope” do conteúdo (programas, séries etc.), a CEO da Kantar, Melissa Vogel, afirmou que isso ainda não é possível.
Segundo ela, até meados de 2023 a empresa espera já conseguir fazer essa depuração e entregá-la a seus clientes (assim como ocorre na medição hoje das TVs aberta e paga).
Os mais acessados
Eis o ranking dos serviços de vídeo / streaming mais acessados no Brasil, no primeiro trimestre deste ano:
1º – YouTube
2º – Netflix
3º – Globoplay
4º – Prime Vídeo
5º – Twitch
6º – Disney+
Fonte: Kantar Ibope Media – Video Streaming Report
O resultado é parecido com o que esta coluna publicou com exclusividade ainda no ano passado (que só não incluiu o Twitch).
As ressalvas
Apesar de o ranking ter sido enfim revelado pela Kantar Media, é preciso fazer outra ressalva: serviços como YouTube, principalmente, e Globoplay têm muito conteúdo de acesso gratuito.
Portanto, temos um ranking “híbrido” por enquanto.
Em outras palavras: num ranking só de assinantes, a Netflix pode estar à frente do YouTube; e a Amazon ou mesmo a Disney, quem sabe, talvez estejam à frente do Globoplay.
Segundo Melissa Vogel, essa “deputação” também ocorrerá com o tempo. “Vamos em etapas, tudo aqui é novo”, diz ela sobre o novo equipamento de medição, o “focal meter”.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops