No futebol, há um discurso sempre realizado de que a vitória é construída na preparação. O Cruzeiro provou essa máxima. No 1 a 0 sobre o Grêmio, o departamento de análise do clube e a comissão técnica encabeçada por Paulo Pezzolano anteviram o lance que originaria o gol contra de Rodrigo Ferreira.
Nos bastidores divulgados pela assessoria de comunicação do clube, e produzida pelos jornalistas Gustavo Aleixo e Marco Ferraz, a Raposa destacou que o vídeo da preleção, três horas antes do jogo, mostrou qual debilidade do Grêmio, na marcação, o Cruzeiro poderia aproveitar no jogo do Independência.
– Vai haver espaço nas costas do volante central deles, e o ponta não vai acompanhar. Então, temos que ver o espaço. Bidu e Geovane, temos que estar à altura do lateral deles, bem aberto, na linha – destacou o treinador.
Pezzolano aponta em preleção jogada que Cruzeiro poderia construir contra o Grêmio — Foto: Divulgação/ Cruzeiro
De fato, o gol do Cruzeiro foi construído após Lucas Silva avançar da linha defensiva para uma disputa pelo alto com Eduardo Brock. O zagueiro ganha na disputa e, rapidamente, passa para Matheus Bidu, que se aproveita do espaço da marcação para cruzar a bola para a área.
– Este jogo vocês que vão ganhar. Sabe como? Jogando mais curto do que nunca e quando estivermos atacando perto do extremo dele. Bom posicionamento de Wilian (Oliveira) e Neto (Moura), é importante. E Lucas (Silva) perto de (Diego) Souza toda vez que atacamos. Vamos ganhar o jogo quando tivermos controle de jogo – complementou Pezzolano.
Banner Premiere Brasileirão — Foto: Reprodução
Na análise de Pezzolano e toda sua equipe de trabalho, mostra-se que o Grêmio sempre atacava tentando formar triângulos. A orientação aos jogadores é realizada também pelo auxiliar da Raposa, Martin Varini. Nele, eles destacam a preocupação com Diego Souza.
– Importante: Diego Souza dentro da área. Ele se movimenta muito bem. Sejam agressivos. Não vão no corpo. Ele é muito inteligente e utiliza o corpo.
Diego Souza era uma grande preocupação de Paulo Pezzolano na partida — Foto: Fernando Moreno/AGIF
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no sportv
No vídeo, o Cruzeiro também acompanha a equipe de análise de desempenho do clube, encabeçada por um dos braços direitos de Pezzolano, Matías Filippini. Junto do treinador, eles chegaram antes das 07h da manhã à Toca da Raposa para realizar a análise do Grêmio e qual estratégia adotar.
No jogo, de uma das cabines do Independência, Matías Filippini e os companheiros de análise analisavam a partida e repassavam informações a Martín Varini, que estava ao lado de Pezzolano no campo. A estratégia deu certo. O Cruzeiro venceu o Grêmio por 1 a 0 e encostou na liderança da Série B.
O podcast ge Cruzeiro está disponível nas seguintes plataformas:
- 🎧 Spotify – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Google Podcasts – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Apple Podcasts – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Pocket Casts – clique aqui para ouvir!
- ▶️ Dá o play!
Sócio 5 Estrelas – Cruzeiro — Foto: Divulgação