Se você acompanha as notícias do mundo da moda, deve ter se reparado com a polêmica dos novos tênis da Balenciaga que tomou conta da internet nesta segunda-feira (9). A grife italiana lançou os chamados Paris Sneakers nas versões mule e de cano alto e, especialmente para as fotos de campanha, eles apareceram com uma silhueta beeem mais destruída do que o comum.
Acontece que a ~pegadinha~ está aí: esses tênis acima não serão os modelos comercializados pela marca. Na verdade, os calçados que estarão à venda são bem menos desgastados, embora ainda apresentem sinais de uso, e custam US$ 495 (cerca de R$ 2.550) e US$ 625 (cerca de R$ 3.215) – o mule e o de cano alto, respectivamente. Dá uma olhada:
Já o modelo Full Destroyed será vendido por US$ 1.850 (cerca de R$ 9.530).
Em nota, a Balenciaga explicou a ideia: “A campanha mostra os sapatos extremamente usados, marcados e sujos. Essas fotos, feitas pelo fotógrafo Leopold Duchemin, sugerem que os Paris Sneakers são feitos para serem usados durante uma vida inteira.”
Ou seja, nesse caso houve uma estratégia de marketing que já é bem característica do estilista Demna Gvasalia. Essa ~polêmica~ contribui para que a marca se mantenha relevante no mercado e, mais do que isso, também está de acordo com os “experimentos sociais” que o diretor criativo costuma fazer.
Nas redes sociais, o lançamento já foi motivo de memes.
os novos tênis da Balenciaga são a prova de que todo a galera que trabalha na marca acorda e pensa “como é que a gente vai testar os rico hoje?” pic.twitter.com/9bg49Ncpwv
— Ms. Lemos 🌺 (@carlinha) May 9, 2022
Eu tô só o tênis novo da Balenciaga…acabada, destruída mas mantendo o meu valor! 💅🏽
— PEPITA 👄 (@PepitaOfc) May 10, 2022
novos tênis da balenciaga inspirados nos tênis pós lollapalooza, achei inovador pic.twitter.com/jZnWA3ANGr
— Foganoli (@foganoli) May 9, 2022
achei um tênis da balenciaga no poste aqui da rua pic.twitter.com/mlA3v9p01A
— Ed Gama (@oedgama) May 9, 2022
Balenciaga lançando tênis com visual de imundo e acabado
e eu aqui, limpando meus tênis com todo carinho pra preservar a aparência de novo por mais tempo
querer sair limpo & arrumadinho é muito cultura de subúrbio mesmo
herdeiro quer mais é parecer ~exclusivo
— Ms. Lemos 🌺 (@carlinha) May 9, 2022
O que você achou da estratégia ousada da Balenciaga?