Médicos de um hospital no Piauí retiraram um cisto de 5 kg de um dos ovários de uma idosa, em uma cirurgia de emergência. A mulher de 66 anos enfrentava fortes dores na região do abdômen e problemas no funcionamento do intestino há pelo menos 30 dias.
Uma tomografia no Hospital Regional de Bom Jesus, no sul do estado, indicou a presença do cisto “gigante”, segundo um comunicado publicado pela unidade de saúde no domingo (08). Com o laudo do exame e um quadro de dor intensa, a idosa foi imediatamente internada.
Nas redes sociais, o hospital compartilhou fotos da cirurgia bem-sucedida, mostrando os médicos responsáveis segurando o cisto retirado do ovário esquerdo da mulher. Dois cirurgiões, um enfermeiro e duas técnicas de enfermagem participaram do procedimento, além de um anestesista, que aplicou apenas uma sedação local na paciente.
A técnica usada pela equipe foi a chamada “laparotomia exploradora”, com uma incisão no abdômen para acessar órgãos internos.
“Uma mini-laparotomia pode envolver uma incisão de oito a dez centímetros, mas uma laparotomia exploratória pode envolver uma incisão que percorre quase todo o comprimento do abdômen”, descreveu a assessoria do hospital, que não forneceu mais informações sobre a recuperação ou identidade da idosa.