Você já sentiu uma fisgada ou cãibra na parte posterior da coxa? Saiba que isso pode ser por falta de alongamento, aquecimento ou fortalecimento. Veja três exercícios que podem fazer a diferença no seu desempenho.
Os músculos isquiotibiais, ou bíceps femoral, mais conhecidos como posteriores da coxa, são os responsáveis pela flexão dos joelhos, o movimento de dobrar o joelho levando o calcanhar na direção do bumbum.
Uma das regiões mais comuns das cãibras, com um alto índice de contraturas e estiramentos.
Normalmente, as lesões que ocorrem nessa região são devido a uma contração brusca e violenta dos músculos isquiotibiais, principalmente na corrida ou futebol e esportes que envolvem corrida de explosão.
Essas lesões ocorrem por motivos simples como:
Falta de alongamento: quanto menos alongado o musculo é mais rígido e atrofiado ele fica, num movimento de explosão, os riscos de uma contratura ou estiramento aumentam;
Falta de aquecimento, principalmente na corrida, ou em algum esporte que envolva corrida, a contração brusca exige do músculo um esforço que ele não está pronto para entregar;
Falta de fortalecimento, para quem gosta mais do esporte do que se preparar para ser um esportista, esse é um cuidado indispensável, o fortalecimento muscular é o que permite que você tenha um bom rendimento nos treinos e desenvolva uma boa recuperação sem lesões.
Agora, como fazer essas três coisas numa agenda corrida do dia a dia?
Olha só, aqui eu deixo para você três exercícios diferentes, cada um auxiliando o outro nas suas funções.
https://www.instagram.com/p/CdLpp2ngvQo/ (embedar o post do Instagram)
Cada exercício pode ser executado como pré-treino de 2 a 4 séries de 30 segundos, essa sequência pode ser seu aquecimento.